quarta-feira, 29 de julho de 2009

Observação da aula 15/07/2009


A aula do dia 15/07/2009 aconteceu na turma 8ª A do Colégio Municipal Gilberto Dias Miranda no turno matutino. A professora regente Rosemeire Aparecida de Souza nos recebeu gentilmente e permitiu que assistíssemos a aula. No primeiro momento Rose nos apresentou à turma falando sobre o motivo de nossa presença e em seguida solicitou aos alunos que iniciassem as apresentações dos seminários.
O grupo 1 apresentou a temática Esgoto Doméstico de forma bastante dinâmica. Demonstrando segurança do conteúdo pesquisado, explicaram o que é e como deve ser feito esse tipo de esgoto, apontando as consequências para o ambiente se algumas medidas não forem tomadas. Citaram o exemplo de Jacobina onde o esgoto é derramado no rio relacionando assim o conteúdo estudado com o seu cotidiano. Finalizaram a apresentação mostrando como ocorre esse processo através uma maquete.
O grupo 2 iniciou sua apresentação de maneira tímida com a temática Impactos Ambientais e Acidentes Ecológicos. Diferente da 1ª apresentação, esse grupo não explorou nenhum tipo de recurso visual como imagens(solicitação da professora) mas, explanou brevemente sobre algumas atividades humanas causadoras desses impactos. Ao final de cada apresentação a professora instigava os alunos a participarem da discussão levantando perguntas acerca das temáticas discutidas.
Os alunos dessa turma mostraram-se participativos e atenciosos durante as apresentações. Outro ponto observado foi a relação professor-aluno onde os mesmos demostravam atenção, respeito e carinho de forma recíproca.
Sem sombra de dúvidas essas observações que estamos desenvolvendo são de grande importância para nós enquanto discentes do curso de licenciatura em Geografia pois as mesmas permitem um envolvimento maior com a realidade de uma sala de aula e nos fazem perceber que a docência não é uma tarefa fácil e exige muita força de vontade, competência e responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário