quarta-feira, 22 de julho de 2009

"O professor tem que superar a formação conteudista indo além"



Essa matéria escrita por Elaine Aparecida Barbosa para a revista Conhecimento Prático Geografia conta a história de uma jovem que possuia um grande sonho: ser uma educadora competente. É uma controvérsia muito instigante para nós enquanto discentes do curso de licenciatura em Geografia já que estamos vivenciando o momento de construção de um Projeto de Intervenção Pedagógica, pois nos remete a uma reflexão acerca do profissional que queremos ser tanto no desenvolvimento das atividades de estágio quanto na profissão docente.
Sabemos que são inúmeras as apreensões que nos invadem enquanto futuros profissionais na área de educação. Dialogamos cotidianamente sobre a melhor forma de trabalhar em sala de aula, de como envolver os alunos no seu processo de aprendizagem fazendo com que estes consigam compreender os conteúdos como relevantes para sua vida, entretanto, ser professor não é uma tarefa fácil, devemos estar sempre buscando uma metodologia inovadora fugindo dos métodos tradicionais de ensino e praticar em sala de aula uma geografia mais envolvente e voltada para a formação de alunos críticos e atuantes na sociedade.

Leia abaixo a matéria publicada na revista e deixe seu comentário
Uma jovem de 23 anos, vários obstáculos e um sonho: se tornar uma profissional habilitada, competente, qualificada, realizada e capaz de elaborar aulas que torne o processo de ensino-aprendizagem prazeroso, motivador mantendo nossos educandos despertos por interesses e não por ameaças disciplinares. Reconhecendo dificuldades, admitindo sugestões e críticas, assumindo sua identidade de educadora se posicionando e atuando com orgulho apesar do cansaço e das preocupações. E acima de tudo, olhando para os educados de forma diferenciada respeitando as diferenças e os limites de cada um, mostrando a eles que acredita no que está ensinando.
Ser uma educadora não é um papel fácil. Todos os dias nos deparamos com novos e difíceis obstáculos, mas é uma profissão abençoada onde Deus coloca em nosso caminho anjos que nos auxiliam seja dando conselhos, fazendo uma crítica positiva, nos ouvindo em momentos de dúvidas, elogiando nosso trabalho e nos motivando. É oportuno lembrar que esta jovem ao sair da faculdade e ingressar na sua profissão chegou cheia de sonhos, motivações e com bagagem teórica, mas também com dúvidas e medos, mesmo assim não se deixou abater, enfrentou momentos difíceis, mas sempre procurando auxílio. Buscando constantes atualizações renovando e experimentando novos conteúdos, visando um ensino de qualidade, ao invés de seguir um modelo de ensino para ser reproduzido como o que alguns educadores ainda seguem. Experiência se sala de aula pode não ser extensa, mas vontade, interesse, dedicação e persistência são o que mais tem e utiliza no seu dia a dia para ser diferente e fazer a diferença.
É oportuno lembrar, que é de fundamental importância que o professor adquira o hábito de repensar, reavaliar o seu desempenho e redefini-lo continuamente em direção à melhor qualificação. Sua reciclagem teórica e prática têm que ser um processo contínuo e constante. A ampliação do conhecimento e atualização exige um exercício freqüente e diário por parte do professor, que precisa se dedicar aos estudos, pois o conhecimento exige responsabilidade, disciplina e determinação. Pois só a partir deste momento que ele pode cobrar dos seus alunos.
Hoje encontramos em nossas salas de aula alunos com problemas familiares, com problemas de aprendizagem, sem vontade de estudar, sem assistência familiar, entre outros problemas, mas não podemos deixar de respeitar nossos alunos e oferecer a eles um mundo novo onde se sintam importantes e valorizados. Nossos alunos precisam ser elogiados e motivados para que possam se sentir importantes, respeitados, capazes, inteligentes, pois se mostrarmos para os educandos que nos preocupamos com sua formação e acreditamos que eles são capazes ocorrerá mudanças e passaremos a formar pessoas criativas, críticas e capazes de fazer coisas novas.
O professor tem que superar a formação conteudista indo além, abrangendo o processo de construção do conhecimento, buscando familiarizar o conteúdo proposto pelo currículo com a vivência do seu aluno. Não é só o conteúdo que contém no currículo que vai preparar o aluno – ele está cercado de outros estímulos. O seu cotidiano influencia a sua formação educacional, que não se restringe apenas à sala de aula. Valores básicos como a ética, os hábitos e a moralidade vão influenciar a formação do aluno. È neste contexto que entra o papel do professor qualificado adotando um Plano de Intervenção Pedagógica que ofereça um ensino dinâmico, atual e criativo para que os alunos percebam como o conhecimento é útil e deve estar presente na vida de todos. Uma aprendizagem significativa que relacione os conhecimentos que o aluno traz consigo aos conteúdos dos livros didáticos.
Sendo assim, é necessário da parte do professor, que esteja atento ao seu trabalho e atento aos fatos que ocorrem no mundo, começando pelo seu espaço vivido para não se tornar um mero repetidor dos conteúdos apresentados pelo livro didático e pelos meios de comunicação. Tendo em mente o objetivo de formar seres críticos e autônomos.


Referência: BARBOSA, Elaine Aparecida. O professor tem que superar a formação conteudista indo além. Revista Conhecimento Prático Geografia, edição nº 25, Escala Educacional. São Paulo. p.66.

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