quarta-feira, 15 de julho de 2009

Percepção e análise do espaço escolar


Com o intuito de captar a percepção dos alunos em relação a escola na qual eles estudam, sua estrutura, funcionamento e interação destes com os demais seres constituintes daquele espaço, realizamos algumas entrevistas com alunos do ensino fundamental e médio em três escolas da rede pública de ensino da cidade de Jacobina-Ba. As instituições visitadas foram: 1- Colégio Estadual Professora Felicidade de Jesus Magalhães, 2- Escola Estadual Padre Alfredo Haasler, 3- Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda. Ao todo foram realizadas 47 entrevistas contendo 20 questões objetivas das quais apenas as mais relevantes estão listadas abaixo. Vale ressaltar que as respostas selecionadas foram as que contemplam a opinião da maioria.



1- Em relação a estrutura física da escola (salas, laboratório, banheiros, cantina, bibliteca, pátio, quadra, etc) como você a considera? São amplos? Suficientes para o desenvolvimento das atividades?



  • "São grandes, amplos, organizados, na medida certa, mas falta atenção por parte dos poderes públicos". (aluno do Cólégio Gilberto Miranda)


  • "Não tem o que falar sobre a estrutura do colégio pois tem tudo o que precisa para realizar qualquer atividade". (aluno do Colégio Felicidade )

  • "Eu acho que muitos compartimentos são insalubres, pequenos e não são suficientes para o desenvolvimento das arividades". (aluno da Escola Padre Alfredo)

2-A direção e coordenação da escola mantém contato freqüentemente com os alunos? Como e quando acontece?



  • "Sim. Vai para reclamar, elogiar e dar avisos". (aluno do Colégio Gilberto Miranda)

  • "Sim. Sempre quando há eventos ou outro tipo de atividades no colégio eles comunicam aos alunos". (aluno do Colégio Felicidade)



  • "Sim. Praticamente todos os dias a diretora visita a sala e ronda o colégio inteiro, assim, tendo contato direto com os alunos". (aluno da Escola Padre Alfredo)


3-Além da sala de aula, você utiliza outros espaços da instituição escolar? Quais e qual o motivo?



  • "Sim, a biblioteca, auditório, sala de multimídia para fazer apresentações, pesquisas, coreografias, ensaios, etc." (aluno do Colégio Gilberto Miranda)



  • "Sim, pátio, quadra para praticar esporte, sala de vídeo para assistir filmes, cantina". (aluno do Colégio Felicidade)


  • "Sim, o laboratório de informática para fazer pesquisa". (aluno da Escola Padre Alfredo)

4-Qual o material que o professor utiliza para o desenvolvimento das atividades?(livro, xérox, tv, etc) Você gosta desse material?



  • "Sim. Mas acho que poderia ter aulas mais animadas para o aluno ter mais interesse". (aluno do Colégio Gilberto Miranda)

  • "Livro, xérox,tv, dentre otros materiais que são indispensáveis para o aprendizado". (aluno do Colégio Felicidade)

  • "Os professores utilizam tudo isso, porque diferencia, não fica aquela coisa repetitiva só na lousa". (aluno da Escola Padre Alfredo)

5-Como você caracteriza a sala de aula? O tamanho da sala interfere no desenvolvimento das atividades? A quantidade de carteiras é suficiente?



  • "Grande, com a quantidade de carteiras suficientes e sem problema de desenvolver as atividades". (aluno do Colégio Gilberto Miranda)
  • "As salas de aula são ótimas.Tem uma boa extrutura e um bom espaço para as atividades escolares". (aluno do Colégio Felicidade)

  • "A sala é pequena para a quantidade de alunos, nçao tem carteira suficiente para acomodar todos, além da maioria ser danificada". (aluno da Escola Padre Alfredo)

6-Como é a relação professor-aluno? Você mantém um diálogo em sala de aula com o professor ou são sempre aulas expositivas?



  • "Depende do professor, alguns sim outros não, alguns procura nos envolver outros não". (aluno do Colégio Gilberto Miranda)

  • "Sim estamos sempre dialogando com os professores dscutindo e juntando as idéias do tema relacionado." (aluno do Colégio Felicidade)


  • "Em algumas disciplinas eu tenho mais contato com o professor do que em outras". (aluno da Escola Padre Alfredo)

7-Como funciona os horários na portaria? È flexível ou rígido? E dentro da instituição como funciona o regimento?




  • "O horário na portaria é rígido não aceitam chegar tarde, entrar sem a farda ou de sandália". (aluno do Colégio Gilberto Miranda)
  • "É flexível,mas só entra na sala quando termina a aula". (aluno do Colégio Felicidade)


  • "Sempre tem que entrar e sair no horário regido da escola". (aluno da Escola Padre Alfredo)


8-Você utiliza a biblioteca para desenvolver alguma atividade? Como ela está organizada? O acervo é suficiente? O professor já levou a turma para realizar alguma atividade?



  • "Já fomos fazer atividades na biblioteca com auxílio do professor, a biblioteca é organizada e possui um grande acervo de livros". (aluno do Colégio Felicidade)



  • "Sim, mas a organização estar precisando melhorar, não tem acervo suficiente para uma grande quantidade de alunos." (aluno do Colégio Gilberto Miranda)



  • "Não utilizo a biblioteca por espontânea vontade, a professora de L. portuguesa atualmente está desenvolvendo um projeto de ciranda de leitura". (aluno da Escola Padre Alfredo)

9-A metodologia utilizada pelo professor facilita ou dificulta a aprendizagem? Porquê?



  • "Facilita porque não utilisa só provas,fazemos ceminários e trabalhos". (aluno do Colégio Gilberto Miranda)


  • "Alguns facilita já outros dificultam". (aluno do Colégio Felicidade)

  • "As vezes, nem sempre o método do professor agrada a todos". (aluno da Escola Padre Alfredo)


10-Em sua opinião, o que poderia ser feito dentro da escola e/ou na sala de aula para melhorar seu aprendizado?



  • "Ouvir mais os alunos, sewua opiniões pois as vezes eles não deixam agente falar". (aluno do Colégio Gilberto Miranda)

  • "As aulas serem mais dinâmicas, tem que ter aulas de dança entre outros". (aluno do Colégio Felicidade)

  • "Usar artifícios que prendam a atenção do aluno, como jogos, músicas, filmes, tudo dentro do possível". (aluno da Escola Padre Alfredo)



Comentando as entrevistas e a atividade de observação



Diante da concretização e análise das entrevistas expostas acima percebemos que a experiência de observação e coleta de dados nos proporcionou uma aproximação com o cotidiano escolar e um maior conhecimento das relações interpessoais espacializadas no interior das instiuições observadas. Notamos um entrosamento entre os atores inseridos no contexto educacional entretanto, é notável no discurso de alguns alunos o desejo por uma maior sensibilização dos diretores e coordenadores para com estes, possibilitando mais oportunidades de participação no cotidiano escolar.


Em suma, os alunos anseiam por mudanças que possam contribuir com a sua formação através de uma metodologia inovadora, com aulas dinâmicas e criativas proporcionando assim uma maior interação entre todos os envolvidos, e consequentemente uma aprendizagem significativa.








2 comentários:

  1. Garotas,

    Parabenizo-as pela enquete realizada nas escolas. São atividades desta natureza que desejamos que vocês todos os alunos de estagio realizassem. No entanto, poucos foram os grupos que concluíram a contento esta tarefa. PARABENS!!

    SDS
    Edvaldo Hilário

    ResponderExcluir
  2. Esse Curso foi Perfeito.
    Estou com muita Saudades das professoras *-*

    ResponderExcluir