quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Observação de aula: AVALIAÇÃO


No dia 27/07/2009 observamos duas aulas na turma 8ª B do Colégio Municipal Gilberto Dias Miranda no turno matutino. Na primeira aula, um grupo apresentou um seminário sobre Derramamento de petróleo apontando algumas consequências ambientais causadas pelo mesmo. Devido os alunos utilizarem somente a leitura em sua apresentação, houve a necessidade da professora intervir fazendo alguns questionamentos acerca do que os alunos haviam entendido sobre o que estavam lendo e elucidar alguns aspectos que não foram discutidos pela equipe. Em seguida, a docente solicitou aos alunos que formassem duplas para responder a avaliação marcada para aquele dia. Formada as duplas, a professora entregou a avaliação (composta por cinco questões objetivas) aos seus alunos e posteriormente realizou a leitura da mesma esclarecendo algumas dúvidas levantadas pelos discentes. A aula foi chegando ao final a partir do momento que as duplas iam entregando as avaliações.
Refletindo sobre a aula, relembramos algumas discussões ocorridas nas aulas de Prática de Ensino acerca da avaliação na qual a mesma pode ser entendida a partir de diferentes concepções e atender a diferentes propósitos.
Nesse sentido, concebemos a avaliação como uma ferramenta importante e indispensável no processo de ensino aprendizagem, logo, é necessário que o professor faça o planejamento da mesma estabelecendo os objetivos que pretende alcançar com a utilização desse instrumento.
Entre os diversos propósitos que permeiam uma avaliação podemos citar que a mesma permite ao professor analisar o nível de conhecimento do aluno acerca dos conteúdos ensinados detectando a partir daí as dificuldades reveladas pelo mesmo; possibilita diagnosticar se os objetivos traçados pelos docentes estão ou não sendo alcançados; e ainda contribui para uma reflexão e/ou re-avaliação da mediação docente no sentido de buscar novas alternativas de ensino que possam subsidiar a construção do conhecimento junto aos alunos.
Sendo assim, concordando com Zacharias apud Cereja,Fernandes e Estêvez (2007) "avaliar é ajudar o aluno a aprender e o professor a ensinar".
Referência:
CEREJA; Cátia Adriana Sesco; FERNANDES, Guilherme. R.L.; ESTEVÊZ, Laura. F. Avaliação no processo: aprender ensinando. In______. PASSINI, Elza Yasuko; PASSINI, Romão; MALYSZ, Sandra.T. (Orgs). Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.

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