quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Observação de aula: 26/08/2009


A aula observada aconteceu numa turma de 7ª série do Colégio Municipal Gilberto Dias Miranda no turno matutino. Dando início às atividades desse dia o professor solicitou aos alunos que trouxessem seus cadernos para ele dá o visto no exercício solicitado na aula anterior.Feito isto, iniciou a correçao do mesmo junto aos alunos. Aqueles que haviam respondido as questões faziam apenas algumas complementações e/ou correções quando necessário, uma outra fração de alunos apenas copiava as respostas em seu caderno pois não haviam feito o exercício, e ainda tinha aqueles que nem se preocupavam em responder.
Concluída a correção do exercício o professor solicitou aos alunos que pegassem uma folha de caderno e enumerassem de um a dez as questões colocando em cada uma, as alternativas A,B,C para a realização de um teste( combinado na aula anterior). Enquanto os alunos realizavam essa atividade o professor estruturava as questões do teste. Após alguns minutos e anciosos para ir para casa, os alunos começaram a cobrar as perguntas mas, não tiveram retorno pois o docente não havia terminado a estruturação de todas as questões e eles aproveitaram para conversar.
Depois de alguns minutos o professor concluiu a formulação das questões, arrumou a sala e deu início ao teste fazendo as perguntas e indicando três respostas para que os alunos escolhessem e marcassem em sua folha apenas uma alternativa. Teve um momento em que o professor desconsiderou a prova de um aluno pelo fato do mesmo ter respondido a questão que ele não tinha feito ainda e que o aluno já havia respondido. Após a última pergunta, os alunos entregaram a prova e foram embora.
Diferente das outras turmas observadas, pudemos constatar nessa sala diferentes problemas entre eles: sala barulhenta; alunos totalmente desinteressados (com pequenas exceções), falta de respeito com o professor; utilização de aparelhos mp4 durante as aulas; constante uso de palavrões entre colegas; sexualidade aflorada, etc.
Analisando todas as observações feitas até o momento, percebemos que as mesmas são muito importantes para nós discentes do curso de Licenciatura em Geografia, pois permite conhecermos as diferentes realidades que podemos encontrar nas salas de aula e analisar sobre algumas características(bastante discutidas em sala, nas aulas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado) e responsabilidades que um profissional em educação deve ter no momento de ministrar uma aula, entre elas podemos citar, o planejamento, fundamental para obter êxito nas aulas pois permite estabelecer as ações que serão desenvolvidas buscando evitar possíveis contratempos; ter domínio de conteúdo para não passar informações erradas para os alunos; manter uma relação professor-aluno onde os mesmos de forma recíproca preservem o respeito colaborando assim para o bom andamento das aulas; ser dinâmico e ao mesmo tempo ter o domínio de classe para que a aula não seja prejudicada, etc.
Sendo assim, consideramos as atividades de observação como oportunidades de conhecermos melhor a docência que sem sombra de dúvidas não é uma tarefa fácil de se realizar, e , a partir desse contato com a realidade de uma sala de aula procurar caminhos que possam nos aprimorar para a prática docente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário