sexta-feira, 30 de outubro de 2009

1ª aula: GLOBALIZAÇÃO 14/10/2009


O primeiro encontro aconteceu no dia 14 de Outubro de 2009 às 13:30hs na sala de multimídia do Colégio Gilberto Dias de Miranda. A temática discutida na aula centrou-se no processo de globalização cujo objetivo estava em analisar como este utiliza-se dos meios de comunicação para difundir suas ideologias.
No momento inicial desenvolvemos junto aos alunos uma dinâmica de apresentação intitulada EU SOU VOCÊ promovendo assim o conhecimento do grupo e uma aproximação com as ministrantes do míni-curso. Em seguida sondamos o conhecimento prévio dos alunos a partir de questionamentos referente ao tema da aula e distribuímos um texto sobre o processo de Globalização para que os mesmos realizassem uma leitura e discussão do mesmo a partir da dinâmica PALAVRA IMÃ.
Dando continuidade as atividades do dia, fizemos uma explanação referente à temática a partir de slides destacando o processo evolutivo da globalização e como o mesmo utiliza-se dos meios de comunicação para difundir suas ideologias. Após o lanche, ouvimos a música Parabolicamará de Gilberto Gil solicitando aos alunos que destacassem algumas características da globalização. Seguimos a aula com a exibição do vídeo Globalização Unificação Comercial proporcionando uma reflexão e posterior discussão acerca das conseqüências da globalização na sociedade. Para finalizar, realizamos a avaliação do encontro pedindo aos alunos que expressasse em papel ofício suas opiniões sobre o encontro.

Um comentário:

  1. Deixo aqui a minha satisfação em trabalhar com vocês. Os textos disponibilizados aqui estão cuidadosamente escrito. PARABENS!!

    ResponderExcluir