sexta-feira, 30 de outubro de 2009

1ª aula: GLOBALIZAÇÃO 14/10/2009


O primeiro encontro aconteceu no dia 14 de Outubro de 2009 às 13:30hs na sala de multimídia do Colégio Gilberto Dias de Miranda. A temática discutida na aula centrou-se no processo de globalização cujo objetivo estava em analisar como este utiliza-se dos meios de comunicação para difundir suas ideologias.
No momento inicial desenvolvemos junto aos alunos uma dinâmica de apresentação intitulada EU SOU VOCÊ promovendo assim o conhecimento do grupo e uma aproximação com as ministrantes do míni-curso. Em seguida sondamos o conhecimento prévio dos alunos a partir de questionamentos referente ao tema da aula e distribuímos um texto sobre o processo de Globalização para que os mesmos realizassem uma leitura e discussão do mesmo a partir da dinâmica PALAVRA IMÃ.
Dando continuidade as atividades do dia, fizemos uma explanação referente à temática a partir de slides destacando o processo evolutivo da globalização e como o mesmo utiliza-se dos meios de comunicação para difundir suas ideologias. Após o lanche, ouvimos a música Parabolicamará de Gilberto Gil solicitando aos alunos que destacassem algumas características da globalização. Seguimos a aula com a exibição do vídeo Globalização Unificação Comercial proporcionando uma reflexão e posterior discussão acerca das conseqüências da globalização na sociedade. Para finalizar, realizamos a avaliação do encontro pedindo aos alunos que expressasse em papel ofício suas opiniões sobre o encontro.

ALGUNS MOMENTOS DA AULA ....

Dinâmica de apresentação



Leitura do texto sobre Globalização


Dinâmica A Palavra Imã



PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO COTIDIANO



Os anseios que permeiam o contexto social na atualidade fazem emergir uma discussão referente aos novos padrões de vida impostos aos indivíduos que, em um processo contínuo, visam modelar o cotidiano condicionando assim o comportamento humano baseado em padrões sociais ideológicos para atender às vontades da sociedade hegemônica. Partindo do pressuposto de que os sucessivos avanços tecnológicos (principalmente nos meios de comunicação) possibilitaram uma maior propagação dos ideais capitalistas fazendo com que estes possam exercer sua influência no cotidiano social, o presente projeto A Influência da mídia no cotidiano, propõe intervir no processo de ensino-aprendizagem dos alunos criando condições que viabilizem a sua percepção acerca da influência midíatica na sociedade contemporânea.
As ações do projeto iniciaram-se com algumas observações nas aulas da disciplina Geografia no Colégio Gilberto Dias de Miranda visando uma integração com o público-alvo do projeto (alunos da 8ª série do Ensino Fundamental). Com o apoio da instituição e da professora regente Rosemeire Aparecida de Souza apresentamos o projeto aos alunos e, nos dias 05 e 06 de Outubro de 2009 iniciou-se o período de inscrição para os discentes interessados em participar do referido projeto.