quinta-feira, 27 de agosto de 2009

VEM AÍ NO PRÓXIMO SEMESTRE...

A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO COTIDIANO

Fonte: Disponível em http://www.infoesp.net/jornal-infoesp/edicao20/meios.htm

AGUARDEM!!!!!!!!!!!!!



UM MOMENTO DE REFLEXÃO


Fonte: Disponível em: www.youtube.com.br

Esse vídeo nos faz refletir sobre o olhar que um educador deve desenvolver na sua prática docente procurando reconhecer tanto as particularidades inerentes a cada turma quanto as diferentes potencialidades dos alunos, buscando a partir disso a construção de uma aprendizagem mais significativa.


Assista e se preferir deixe um comentário!

Observação de aula: 26/08/2009


A aula observada aconteceu numa turma de 7ª série do Colégio Municipal Gilberto Dias Miranda no turno matutino. Dando início às atividades desse dia o professor solicitou aos alunos que trouxessem seus cadernos para ele dá o visto no exercício solicitado na aula anterior.Feito isto, iniciou a correçao do mesmo junto aos alunos. Aqueles que haviam respondido as questões faziam apenas algumas complementações e/ou correções quando necessário, uma outra fração de alunos apenas copiava as respostas em seu caderno pois não haviam feito o exercício, e ainda tinha aqueles que nem se preocupavam em responder.
Concluída a correção do exercício o professor solicitou aos alunos que pegassem uma folha de caderno e enumerassem de um a dez as questões colocando em cada uma, as alternativas A,B,C para a realização de um teste( combinado na aula anterior). Enquanto os alunos realizavam essa atividade o professor estruturava as questões do teste. Após alguns minutos e anciosos para ir para casa, os alunos começaram a cobrar as perguntas mas, não tiveram retorno pois o docente não havia terminado a estruturação de todas as questões e eles aproveitaram para conversar.
Depois de alguns minutos o professor concluiu a formulação das questões, arrumou a sala e deu início ao teste fazendo as perguntas e indicando três respostas para que os alunos escolhessem e marcassem em sua folha apenas uma alternativa. Teve um momento em que o professor desconsiderou a prova de um aluno pelo fato do mesmo ter respondido a questão que ele não tinha feito ainda e que o aluno já havia respondido. Após a última pergunta, os alunos entregaram a prova e foram embora.
Diferente das outras turmas observadas, pudemos constatar nessa sala diferentes problemas entre eles: sala barulhenta; alunos totalmente desinteressados (com pequenas exceções), falta de respeito com o professor; utilização de aparelhos mp4 durante as aulas; constante uso de palavrões entre colegas; sexualidade aflorada, etc.
Analisando todas as observações feitas até o momento, percebemos que as mesmas são muito importantes para nós discentes do curso de Licenciatura em Geografia, pois permite conhecermos as diferentes realidades que podemos encontrar nas salas de aula e analisar sobre algumas características(bastante discutidas em sala, nas aulas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado) e responsabilidades que um profissional em educação deve ter no momento de ministrar uma aula, entre elas podemos citar, o planejamento, fundamental para obter êxito nas aulas pois permite estabelecer as ações que serão desenvolvidas buscando evitar possíveis contratempos; ter domínio de conteúdo para não passar informações erradas para os alunos; manter uma relação professor-aluno onde os mesmos de forma recíproca preservem o respeito colaborando assim para o bom andamento das aulas; ser dinâmico e ao mesmo tempo ter o domínio de classe para que a aula não seja prejudicada, etc.
Sendo assim, consideramos as atividades de observação como oportunidades de conhecermos melhor a docência que sem sombra de dúvidas não é uma tarefa fácil de se realizar, e , a partir desse contato com a realidade de uma sala de aula procurar caminhos que possam nos aprimorar para a prática docente.

Observação de aula: AVALIAÇÃO


No dia 27/07/2009 observamos duas aulas na turma 8ª B do Colégio Municipal Gilberto Dias Miranda no turno matutino. Na primeira aula, um grupo apresentou um seminário sobre Derramamento de petróleo apontando algumas consequências ambientais causadas pelo mesmo. Devido os alunos utilizarem somente a leitura em sua apresentação, houve a necessidade da professora intervir fazendo alguns questionamentos acerca do que os alunos haviam entendido sobre o que estavam lendo e elucidar alguns aspectos que não foram discutidos pela equipe. Em seguida, a docente solicitou aos alunos que formassem duplas para responder a avaliação marcada para aquele dia. Formada as duplas, a professora entregou a avaliação (composta por cinco questões objetivas) aos seus alunos e posteriormente realizou a leitura da mesma esclarecendo algumas dúvidas levantadas pelos discentes. A aula foi chegando ao final a partir do momento que as duplas iam entregando as avaliações.
Refletindo sobre a aula, relembramos algumas discussões ocorridas nas aulas de Prática de Ensino acerca da avaliação na qual a mesma pode ser entendida a partir de diferentes concepções e atender a diferentes propósitos.
Nesse sentido, concebemos a avaliação como uma ferramenta importante e indispensável no processo de ensino aprendizagem, logo, é necessário que o professor faça o planejamento da mesma estabelecendo os objetivos que pretende alcançar com a utilização desse instrumento.
Entre os diversos propósitos que permeiam uma avaliação podemos citar que a mesma permite ao professor analisar o nível de conhecimento do aluno acerca dos conteúdos ensinados detectando a partir daí as dificuldades reveladas pelo mesmo; possibilita diagnosticar se os objetivos traçados pelos docentes estão ou não sendo alcançados; e ainda contribui para uma reflexão e/ou re-avaliação da mediação docente no sentido de buscar novas alternativas de ensino que possam subsidiar a construção do conhecimento junto aos alunos.
Sendo assim, concordando com Zacharias apud Cereja,Fernandes e Estêvez (2007) "avaliar é ajudar o aluno a aprender e o professor a ensinar".
Referência:
CEREJA; Cátia Adriana Sesco; FERNANDES, Guilherme. R.L.; ESTEVÊZ, Laura. F. Avaliação no processo: aprender ensinando. In______. PASSINI, Elza Yasuko; PASSINI, Romão; MALYSZ, Sandra.T. (Orgs). Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.