segunda-feira, 22 de junho de 2009



A charge ao lado mostra a realidade vivida por muitas escolas públicas com uma estrutura física precária, a falta de professores capacitados em sua área de atuação sem falar do descaso do poder público em promover melhorias à educação.
Infelizmente essas caracterizações apresentadas na imagem permeiam a educação pública.

domingo, 14 de junho de 2009

A escola

Fonte: Disponível em: www.youtube.com.br

Este vídeo vem complementar nossas discussões acerca da estrutura e funcionamento das escolas já que as mesmas não estão resumidas apenas em seu espaço físico, mas, compostas por atores sociais que desenvolvem diversas atividades permeadas de sentimentos, desejos e sempre buscando melhorias coletivas.

Dentro desse contexto, as escolas não devem limitar-se apenas em transmitir conteúdos, mas procurar sempre o trabalho coletivo em detrimento do individualismo e possibilitar uma integração entre todos os envolvidos nesse processo, promovendo através destas práticas uma aprendizagem renovada e mais significativa para a comunidade escolar.

Análise do texto Conhecimento do espaço escolar

SATO, Elizabeth Cristina Macceo; FORNEL, Silvia Renata. Conhecimento do espaço escolar. In: PASSINI, Elza Yasuko; PASSINI, Romão; MALYSZ, Sandra Terezinha. (Orgs.). Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto,2007.


Sato e Fornel em seu texto trazem uma discussão bastante enriquecedora para nós graduandos em licenciatura já que estamos próximos a exercer a atividade docente. O ponto chave da controvérsia está centrado no conhecimento da organização escolar e entendimento das relações produzidas pelos sujeitos dentro desse espaço na perspectiva de identificar necessidades e propor melhorias na qualidade do ambiente e no processo de aprendizagem.
As autoras defendem uma escola capaz de transformar a educação a partir do contexto em que ela está inserida e apontam que o período de observação nas escolas é o momento de se estar conhecendo esse espaço, sua estrutura, organização e funcionamento, pois, segundo as mesmas, o objetivo final da escola é a “apropriação do conhecimento e enriquecimento intelectual de toda comunidade” logo, deverá ser um coletivo de ações visando esta finalidade.
O texto busca uma reflexão do espaço escolar na expectativa de detectar as necessidades existentes para posteriormente propor possibilidade de mudanças que possam contemplar a melhoria do trabalho pedagógico no mesmo. È a construção de uma escola em que todos os envolvidos possam contribuir para o seu sucesso.

Observação nas escolas pública x privada 25/05/09

As instituições selecionadas para essa observação foram:

1.Colégio Yolanda Dias Rocha situada na Rua João Vieira em Jacobina-Ba (privada).
2. Colégio Gilberto Dias de Miranda localizada na Rua Antônio Vieira de Mesquita em Jacobina-Ba (pública).

Caracterizações da escola 1

A escola possui 14 salas de aula que funcionam nos turnos matutino e vespertino com turmas do maternal ao 3º ano do ensino médio. A instituição dispõe de sala de informática com 17 computadores interligados a internet, laboratório de geociências, auditório, quadras poliesportivas, brinquedoteca parquinho e biblioteca com bom acervo bibliográfico, ressaltando que na área de geografia o acervo precisa ser ampliado.
Em relação aos recursos áudio-visuais, a escola disponibiliza de todos os recursos (tv, dvd, data-show, etc.) como também de mapas de todos os tipos, sendo usados frequentemente.
Considerada de médio porte, a instituição tem 270 alunos matriculados, com faixa etária que vai desde 2 até 17 anos e oriundos de Jacobina e região. O quadro de funcionários é composto por 30 profissionais. Quatro são responsáveis pelos serviços gerias, quatro coordenam a área administrativa e 28 são professores sendo que desses, três ensinam Geografia e são graduadas na área.
Apesar de não termos visto o PPP (Projeto Político Pedagógico) devido o mesmo estar guardado na sala da diretora e a mesma não se encontrava na escola no momento, a coordenadora afirmou que a escola possui o PPP e que o mesmo foi elaborado com e pelos professores e demais atores necessários para a elaboração de um PPP.

Caracterizações da escola 2

A instituição pública observada está estruturada em 36 salas de aula funcionando nos três turnos do maternal à 8ª série sendo 36 turmas no turno matutino, 27 no vespertino e 13 no noturno. A escola possui sala de informática com acesso à internet, laboratório de geociências, quadra de esportes, auditório, mapas, globos, biblioteca (ressaltando que o acervo é insuficiente, sobretudo na área de Geografia).
Em relação aos recursos áudio-visuais a instituição disponibiliza uma sala de multimídia contendo todos esses recursos (tv,dvd,data-show,retroprojetor,etc.),e que é utilizada pelos professores para o desenvolvimento das atividades pedagógicas.
Com alunos de faixa etária diversificada e oriundos de diferentes bairros da cidade como também da zona rural, a escola conta com 7 professores de Geografia graduados na área.
No que se refere ao quadro de funcionários da instituição, a vice-diretora responsável por nosso atendimento não detinha deste conhecimento, alegando que esta informação caberia à diretora e que no momento a mesma estava em reunião com alguns professores, afirmando apenas que a escola conta com o apoio de10 coordenadores pedagógicos divididos em eixos separados.
Não tivemos contato com o PPP, pois a vice-diretora afimou que a instituição possui este recurso só que o mesmo não estava disponível, devido a equipe de coordenação e direção ter sido empossada recentemente não disponibilizando de tempo suficiente para tratar dessa questão.


As observações realizadas nas instituições descritas acima nos proporcionaram uma reflexão do contexto educacional permitindo fazer um paralelo entre as características díspares e similares inerentes às duas escolas.
Inicialmente notamos que existe uma disparidade no que se refere à organização do espaço escolar.
Na instituição privada há uma maior preocupação neste sentido, pois a permanência de alunos nos corredores raramente existe devido ao cumprimento do regimento escolar por parte destes, como também há um maior compromisso por parte dos professores em não faltar às aulas, em contrapartida na escola pública observada visualizamos uma falta de compromisso para atingir este objetivo,quando percebemos uma grande quantidade de alunos nos corredores da escola,mostrando assim a falta de envolvimento destes com o regimento da escola. Vale acrescentar ainda que alguns profissionais limita-se apenas a executar a tarefa que lhes cabe não se empenhando com o conjunto de atividades que caminhe para a conclusão de um trabalho coletivo.
A biblioteca da escola pública é limitada, não possuindo espaço suficiente para os alunos desenvolverem suas pesquisas além da escassez do acervo presente neste ambiente, contando em sua maioria com livros didáticos e os para-didáticos contemplando apenas a área de literatura. Na escola particular o espaço físico da biblioteca é amplo e o acervo mais denso.
Em ambas as escolas o corpo docente (Geografia) é graduado na área e utilizam uma metodologia diferente dos padrões das aulas tradicionais buscando um maior envolvimento dos alunos na construção do conhecimento. Outro aspecto observado foi a disponibilidade de recursos áudio-visuais e pedagógicos presentes nas duas instituições facilitando assim o processo de ensino - aprendizagem.
Salientamos que apesar de haver disparidades em relação ao processo educacional entre as duas instituições, acreditamos que uma transformação é possível e que esta vem sendo a principal dificuldade da Geografia enquanto disciplina. Trazer através de seus professores essa renovação para os alunos em geral e fazer com que os mesmos percebam-se agentes desse processo é uma tarefa a ser cumprida por todos os agentes da educação.
"Essa escolaridade tem que ser fundamentada num ensino não mais 'técnico', como na época do fordismo e sim 'construtivista' no sentido de levar as pessoas a pensar por conta própria, aprendendo a enfrentar novos desafios, criando novas respostas em vez de somente repetir velhas fórmulas".(VESENTINI, 1992).